quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ITAPECURU MIRIM


POVOADO DE SANTO ANTONIO DOS GUNDES.


Por: Jucey Santana

A família Conegundes, de origem italiana, está em Itapecuru Mirim, desde a segunda metade do século dezenove. Oriunda do Ceará, chegou ao Maranhão   possivelmente fugindo da seca de 1887, e criou o povoado próximo da sede do município de Itapecuru Mirim, originando uma grande família. 
O patriarca João Conegundes da Costa, nasceu em 1859 nas terras cearense. Em Itapecuru Mirim casou-se com uma moça da terra de Mariana Luz, adquiriu a posse de lugar por arrendamento para instalar sua família, honrando com todas as obrigações devidas, daí então, começou a beneficiá-la.  O povoado se tornou bastante conhecido, servindo de passagem para viajantes de outras comunidades rurais que se deslocavam para o centro urbano (a Vila).
Dotado de espírito gregário e muito trabalhador    João Conegundes se tornou bastante popular, impondo sua simpatia e respeito   a todas as comunidades circunvizinhas. Era ouvido para resolver questões de toda a natureza.
 Depois da sua morte, seu filho Ingrácio e a nora Almerinda continuaram o trabalho de união da família e cultivo das terras. O objetivo do fundador do povoado era deixar “um pedaço de chão para cada um de seus descendentes”.
Segundo Vitório Gundes, a razão da mutação do sobrenome Conegundes para simplesmente “Gundes” deu-se devido aos bandos de ciganos que se arranchavam   no povoado, abrigados embaixo das seculares mangueiras e bacurizeiros, que diziam: “Vamos ficar lá nos Gundes”, abreviando assim o sobrenome. Com o passar dos tempos, as novas gerações dos Conegundes, passaram a adotar o sobrenome reduzido, tendo desaparecido praticamente o nome original.
O maior benfeitor dos Gundes, atualmente é Vitório Gundes da Costa, homem simples, hospitaleiro, líder da região, tendo como esposa a Senhora Joaquina Muniz Costa.   Vitório chegou a representar os conterrâneos como vereador, no período de 1988/1892, também foi inspetor de quarteirão, cargo também conhecido na época como,” Delegado da Roça”, nomeado na época em que Feliciano Lopes – O Barão, foi delegado de polícia em Itapecuru Mirim.
Vitório Gundes doou um terreno para que a prefeitura construísse um colégio que atendesse os estudantes do povoado e as comunidades vizinhas, sendo inaugurado no inicio do exercício de 2013. O colégio construído recebeu o nome de   Augusto Conegundes Costa.

Os membros da família Gundes, todas já tem seus lotes de terras delimitado, faltando apenas a legalização de direito, de acordo com a vontade de João Conegundes.


Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria! Sr Vitório era meu avô. Homem que eu muito admiro. Poderia passar horas conversando com ele. Sempre tinha algo de valioso a nos ensinar. Avô muito amoroso. Saudade.

    ResponderExcluir