quarta-feira, 25 de novembro de 2015

RESENHISTA NA WEB.



         BRENNO BEZERRA É O NOVO CRÍTICO DE CINEMA

O jornalista itapecuruense Brenno Bezerra lança o seu primeiro livro: “Resenhistas na Web: O Novo Crítico de Cinema”. O jovem de 25 anos conversa com Jucey Santana sobre o lançamento que ocorrerá no dia 27 do corrente às 19 horas no Clube das Mães.

J.S - Sobre o que trata a obra?

Brenno - É um estudo que eu faço sobre jornalismo cultural, internet, jornalismo na web e a inserção da crítica de cinema nesse contexto. Esse segmento tem crescido muito nos últimos anos, mesmo que o apoio continue sendo precário. Numa atualidade em que a mídia não cede mais tanto espaço para a crítica de cinema, acabou aumentando bastante o trabalho autônomo. Como eu sou blogueiro da área, decidi pesquisar sobre o tema.

J.S - Por que decidiu falar sobre o tema?

Brenno - Não sei escrever ficção, meu negócio é a verdade. Não sei dizer como o amor começou, mas sempre fui um apaixonado por cinema. E isso nunca se limitou apenas a conferir filmes. Sempre quis estudar a arte e saber bem o que acontece atrás das câmeras, os atores, diretores, as escolas... Quando decidi que escreveria sobre cinema, me veio em mente vários assuntos. Até que com a orientação da jornalista Josenilma Dantas, decidi falar sobre a nova leva de críticos de cinema na internet. Não foi nada fácil, mas foi um desafio prazeroso.

J.S. - Quem é seu crítico de cinema favorito?

Brenno - É difícil responder isso, até mesmo porque não existe um crítico que a gente concorde com tudo que ele diz. Mas tenho profunda admiração pela Ana Maria Bahiana, que é uma jornalista cultural completa.

J.S. - Prefere focalizar na crítica de cinema em seu trabalho como jornalista?

Brenno - Desde criança que gosto de ver e ler jornais. Sempre busquei me atualizar em tudo. Mas confesso que foi a crítica de cinema que me levou a fazer a faculdade de jornalismo, para me especializar nela. Dentro da ambiente acadêmico, acabei me apaixonando por todas as áreas da comunicação, inclusive o rádio, que achei que nunca gostaria. Lógico que prefiro jornalismo cultural e crítica de cinema, mas também gosto de jornalismo esportivo, que lamento ser trabalhado com muita demagogia no Brasil. É claro que também amo jornalismo político, principalmente o fascinante suspense de seus bastidores.

J.S. - Seguirá na carreira de escritor?

Brenno - Sim. Estou concluindo a biografia de meu bisavô, o músico itapecuruense Carlos Bezerra. Seguindo assim a linha de Benedito Buzar e Jucey Santana, que lançaram as biografias de Abdala Buzar e Mariana Luz. Espero que outros escritores itapecuruenses também invistam na vida de muitos de nossos conterrâneos notáveis. Posteriormente quero escrever sobre política e questões sociais.


2 comentários:

  1. Parabéns ao jovem jornalista Brenno Bezerra, neto da minha amiga, da época do saudoso Grupo Escolar Gomes de Sousa, pela publicação de seu primeiro livro.

    Um abraço
    Benedita Azevedo

    ResponderExcluir